O evento no contexto atual…

Se a nossa lógica de raciocínio for a de que o mercado de trabalho é, e sempre foi, estruturado com base no trabalho assalariado onde “cada ativo deve ocupar um emprego permanente e a tempo integral desde o fim da escolaridade até a idade da aposentadoria” (J.Freyssinet, 1991), então as outras formas de trabalho, que todavia apareceram e se desenvolveram, são consideradas como trabalho não convencional ou, ainda, precário, atípico ou informal. Esse ponto de vista arcaico, que contribui para o agravamento das desigualdades econômicas e sociais; acaba sendo marginalizante, uma fonte de discriminação, sobretudo em relação aos jovens artistas em início de carreira.

O Artesão e seu trabalho informal

O Artesão e seu trabalho informal

O trabalho por conta própria...

É considerado trabalhador por conta própria aquele que explora o seu próprio empreendimento ou que exerce uma profissão ou ofício independentemente, ou seja, que organiza o seu trabalho, possui os meios de produção e é responsável por eles.  Este é o artesão, seja ele artista plástico, musico ou marceneiro, que constituem uma alternativa ao desemprego atual.

Face ao crescimento do desemprego, o sistema socio-econômico tenderá a definir uma série de medidas de política de favorecimento a estes indivíduos, porque eles na verdade são bem mais que isso ao constituirem uma enorme rede colaborativa.

Mudando de paradigma…

Por conta disso a PaperBox Lab – Ateliês Reunidos e Coworking, após longa pesquisa junto aos jovens artistas iniciantes que residem ainda dentro do núcleo familiar, propõe uma nova alternativa ao local de realização do trabalho.

Muitos destes jovens artistas por não serem auto-suficientes acabam trabalhando no próprio domicilio, na residência de seu núcleo familiar.

O artista isola-se em seu mundo

Frustrado o artista isola-se em seu mundo

Por incrível que pareça, este estranhamento discriminatório acontece, muitas vezes, no seu próprio núcleo familiar.  Contribuindo assim para tornar o seu espaço de trabalho um ambiente totalmente desfavorável, pouco estimulante. para não dizer, muitas vezes, frustrante, Essas pressões internas, somadas às pressões da competitividade do mercado de trabalho, acabam por sufocar de vez um talento com um futuro promissor, podendo transformá-lo num trabalhador convencional frustrado para o resto de sua vida.

Podemos afirmar sem receio que o mercado de trabalho mudou, com mentalidades e ações como esta que a PaperBox Lab – Ateliês Reunidos e Coworking está implantando. Mundo afora, Berlin, Nova York, Londres, Tokyo entre outras cidades do mundo, já contam com propostas nesse campo.

Coworking

A Era do Coworking e colaboracionismo

O desenvolvimento destas novas formas de trabalho permitiu a criação de novos valores. O trabalho do artista, do músico e do artesão de maneira geral é de suma importância para o sistema econômico-social, justificando a premente necessidade de segui-los de perto, apoiá-los, patrociná-los e acompanhá-los na jornada de desenvolvimento de sua produção, principalmente porque sabemos que no universo das artes plásticas o reconhecimento é bem tardio e o sucesso financeiro é mais tardio ainda.

Os artistas não são somente jovens desenganados à sombra da sociedade, muito menos trabalhadores atípicos, mas são a própria herança cultural, viva e atuante, de um povo.

Porém esse jovem artista, no inicio de sua jornada, não importa a idade que tenha, ao reconhecer-se como tal, seja de maneira autodidata ou pós formação acadêmica não está, na maioria das vezes, orientado sobre o eixo Arte-Mercado, ficando perdido e a mercê de sua sorte, sem noção alguma do que deve fazer para atuar na profissão. Ampliar o seu entendimento sobre a ARTE, orienta-lo, passo-a-passo é o objetivo final dessas ações que promoveremos na PaperBox Lab.

 

PORTAS da PERCEPÇÃO I – percebendo ARTE, entendendo ARTE, indicando CAMINHOS Acontece sob curadoria do artista multi-meios Palumbo e organização de Sati Melo, coordenadora geral da PaperBox Lab e do evento, serão apresentadas, além das leituras de portfólio, diversas ações como, palestras, “cases” de sucesso e oficinas práticas.

 

MAIORES INFORMAÇÕES: 

inscricao.portasdapercepcao1@gmail.com 

 

A PaperBox Lab – Ateliês Reunidos e Coworking é uma maneira dinâmica e contemporânea de viver e trabalhar. Nosso objetivo é um só:

Fazer Arte, Viver Arte e Agir “Profissionalmente” Arte.

contato.paperboxlab@gmail.com

fone: (11) 3107.1192

cel: (11) 94236.0726 (sati)

 

ESPAÇO ACESSIVEL A CADEIRANTES

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: